terça-feira, 3 de maio de 2011

"Santa ZITA!"

Você conhece ou já ouviu falar nessa santinha?!

Pois é, essa santinha é a padroeira das empregadas domésticas. Ela trabalhou por 30 anos como doméstica na cidade de Lucca.
Santa Zita nasceu em 1218 em Monsagrati, um povoado perto de Lucca. Ela tinha uma família humilde, seus pais eram camponeses e naquela época as meninas pa
ra não atrapalhar e para ajudar em casa elas tinham que trabalhar como empregadas das fámilias da cidade. Infelizmente na época de Santa Zita ter a profissão de doméstica era uma verdadeira servidão aos seus patrões.
Por isso com 12 anos ela já era uma doméstica na casa dos Fatinelli.
Conta-se que por amor a Deus paizinho ela agia com tolerância e amor diante das indelicadezas dos patrões e das colegas de profissão, era muito generosa nas esmolas para os pobres que batiam na casa todos os dias. Ás vezes dava até as poucas economias que conseguia juntar, considerando que ela vivia de forma bem simples.
Num dia, uma de suas colegas resolveu denunciá-l
a para o patrão por dar muitas coisas ao pobres. O patrão querendo surpreedê-la cercou-a quando ela levava um avental cheio de comida para os pobres. O patrão perguntou a Zita o que estava fazendo e o que tinha naquele avental, ela disse que era flores. O patrão mandou que ela abrisse o avental e quando ela o fez, uma chuva de flores caiu milagrosamente aos seus pés.

Santa Zita morreu no dia 27 de abril de 1278 e seu corpo está enterrado na Basílica de São Frediano. Foi Papa Pio XII que a proclamou Padroeira das empregadas domésticas.

CURIOSIDADE: Aqui no Brasil existe uma congregação de religiosas seguidoras de Santa ZIta e que são chamadas de Irmãs Zitinas!

3 comentários:

Caminhando com Jesus ! disse...

OI Tia Paula quero fazer parte do Pedacinho do Céu,é pertinho da minha casa,minha mãe participa na quarta-feira á tarde e vai me levar na segunda.Até lá.Fique com Deus

Roberto Garcia disse...

Olá, Paz & Bem... Vim desejar um ótimo início de semana para você e dizer que tem um selinho lá no meu blog para você... Um Grande Abraço e fique na Paz de Deus e no Amor de Maria...

Unknown disse...

ola muito obrigada!!!